segunda-feira, 9 de março de 2015

“Massa número dois”

"Vivemos cercados por nossas alternativas, pelo que podíamos ter sido" Luis Fernando Veríssimo



Já diz o ditado popular que o que não tem remédio, remediado está. Porém, descobri recentemente com o meu marido que para vários problemas, existe sim um remédio e ele se chama massa número dois. Raspou a roda do carro ao estacionar? Passa massa número dois. Riscou a lataria e quer esconder? Massa número dois. Essa frase se transformou num bordão tão engraçado que agora é a nossa piada interna lá em casa. Faltou dinheiro no fim do mês? Dá-lhe massa número dois.

Usar a “massa número dois” é para nós um exercício de paciência e adaptação. Sempre que pensamos num problema como algo impossível de solucionar, lembramos que é preciso criatividade para enfrentar todas as adversidades. Afinal, precisamos sobreviver. É como dizem: tudo tem seus prós e contras.

Saindo do universo do nosso lar e partindo para o coletivo, percebemos que a economia nacional (com todas as suas variáveis) está afetando as pessoas através da atual crise. Mas pera aí! Economia... crise... o que existe de positivo em não conseguir comprar tudo o que a gente precisa no mercado, encher o tanque do carro, pagar a creche dos filhos ou ter dificuldade pra quitar as contas de água, luz e internet?

Explico. Em tempos de crise, a gente aprende que em primeiro lugar, não precisa de tudo o que está na lista do super. Sabe aquela sobra do churrasco no domingo? Vira carreteiro na segunda! Ao invés de comprar o bolo pronto na padaria, por que não comprar a farinha, o fermento, o chocolate em pó e fazer em casa? É uma ótima distração e ainda economiza. Pesquisar é importante. Aprendi a visitar outros estabelecimentos, descobrir os dias nos quais há promoção de amaciante, me permiti comprar novas marcas de sabão em pó que custam a metade do preço - e pasmem! Dá pra comprar! Lava tão bem quanto o mais caro.

Passei a me desafiar. Adaptei minha rotina e meus horários para deixar o carro na garagem e ir trabalhar de ônibus. Adorei! Encontrei vários colegas que sequer imaginava serem meus vizinhos, fiz novas amizades. Não sinto falta do automóvel e economizo 2/3 do que gastava antes com transporte particular.

Não tenho filhos, mas vários colegas meus tem e precisaram trocá-los de escolinha. Optaram pela instituição pública, por sua vez gratuita. Descobriram que a infraestrutura não deixa nada a desejar, que a equipe que acompanha é tão boa quanto a anterior e as crianças se sentiram mais à vontade.

A conta de energia aumentou, e a de água já era cara. O que fazer? Reaproveitar a água da máquina é a resposta para várias perguntas do dia a dia. Usar a água do enxágue para limpar o piso da casa é ótimo. Banhos mais breves também contribuem para uma conta de energia mais barata.


E quanto à internet.... bem. Não existe receita que funcione para todo mundo. Até mesmo porque ela é importante para o trabalho de muitas pessoas. Mas no que diz respeito ao seu uso em redes sociais, que tal investir mais tempo no relacionamento presencial? A “massa número dois” pode ser o remédio para muitos problemas, mas ela ainda não é capaz de edificar amizades e nem tão pouco mantê-las. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário