terça-feira, 17 de março de 2015

O que os jihadistas do I.E., os traficantes da Rocinha e os políticos brasileiros têm em comum?




“Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado” Karl Marx



Certo dia, lendo a coluna do jornalista David Coimbra, encontrei o que penso ser o mais próximo de uma explicação sobre as barbáries cometidas pelos jihadistas.  Em seu texto, Coimbra faz uma chocante e ousada comparação dos membros do autodenominado Estado Islâmico (E.I.) com os grandes traficantes brasileiros. Essa comparação me chocou, em primeiro lugar, porque foi inteligente. Explico. Alguém sabe porque o E.I. está decapitando presos de outros países? Queimando pessoas em jaulas e publicando o vídeo que prova a execução na mídia internacional? A maioria das pessoas não sabe - porque não se fala sobre os jihadistas, ou pelo menos não se falava até pouco tempo atrás.

O sentimento que permanece em nossas mentes é de dúvida. Ora, os Estados Unidos e a ONU não trabalham para combater o terrorismo no Oriente? Como ainda existem grupos extremistas cometendo tais crimes, de forma tão brutal? E é aí que David compara os jihadistas com os traficantes da popular Rocinha, no RJ. Não são as mesmas perguntas que nos acometem? Ora, o Brasil não possui força policial e um Exército que possa combater os traficantes mano a mano? Como ainda existem criminosos do narcotráfico comandando a população e queimando pessoas vivas para executar dívidas? Coimbra faz então a inteligente façanha de responder a nossa pergunta que fica escondida lá no fundo da mente, toda vez que lemos/vemos/assistimos ao noticiário: por quê? Segundo o jornalista, “porque eles podem”. O jihadista mata porque ele pode. O traficante mata porque ele pode.

Na onda do David, ouso comparar os jihadistas e traficantes com os nossos políticos. Eles fraldam licitações e lucram com percentuais de comissão, tiram a riqueza que é do país através do petróleo e da Petrobras, compram mansões, carrões, “mulherões”, e o que sobra é colocado na conta do HSBC – ou será na Suíça? Enquanto isso, os pequenos empreendedores que desejam um auxílio do governo para alavancar a economia, não conseguem acesso aos limites de crédito do BNDES, pois os ativos deste banco estão financiando as férias dos parlamentares. Por quê? Porque eles podem.

Constitucionalmente, corrupção e roubo são condenáveis. Mas, para que isso ocorra, é preciso que alguém denuncie. Depois que se prove. Então que se comprove. E, por último, que se dê a sentença. Quem denuncia? Um dos envolvidos porque não ganhou a quantia desejada, ou seja, um hipócrita. Quem tem provas? Quem mais roubou, mas escondeu seus feitos. Quem comprova? A presidente, por não poder mais desviar o foco do problema. Quem dá a sentença? O juiz que processou a fiscal de trânsito ao ser multado conduzindo um veículo sem placa. Os hipócritas, a presidente, o juiz, todos eles podem. Porque nós também podemos.

Ou será que não? Quantas vezes você entrou na fila do caixa rápido tendo mais de 10 itens no carrinho, e ainda teve a cara de pau de dizer para a caixa que nem percebeu? O que te aconteceu? Nada. Quantas vezes você estacionou seu carro na vaga destinada aos deficientes físicos e ainda saiu assoviando, como que fingindo não ter visto? O que te aconteceu? Nada. Porém, enquanto burlou o caixa rápido, alguém perdeu o ônibus porque a fila demorou demais. O deficiente físico que precisou ir ao supermercado não conseguiu, pois seu carro estava na vaga destinada a ele. Mas claro, pessoal, sei também que tem pessoas que não são assim. São assado. Ou pior.

Tipo os ijuienses que foram protestar em frente ao quartel nesse domingo. Pediam, como mostra a faixa usada no protesto, a intervenção militar para a saída da presidente Dilma Rousseff. Eu até ampliei a imagem pra ter certeza do que estava vendo. Tenho profunda indignação com esses seres ignorantes, que nem sequer sabem o que é uma intervenção militar, não viveram uma ditadura e nem aprenderam com as consequências dela, e querem clamar exatamente ao órgão que ri da democracia? Por acaso você já viu um neto de escravo, décadas após a abolição, em pleno século XXI, voltar aos engenhos e pedir pra ser amarrado novamente em troncos? É simplesmente inacreditável.



Além dos jihadistas, traficantes e políticos poderem fazer o que fazem, existe também outra variável que radicalmente expresso aqui. O povo tem o governo que merece. Por isso acho da pior hipocrisia ir fazer protesto na praça, junto com caminhoneiros que bloquearam as estradas e impediram a circulação de alimentos perecíveis, e ainda por cima indo fazer fiasco na frente do quartel. Porque foram perdidos, nestas últimas paralisações, milhares de litros de leite que poderiam ter alimentado crianças nas creches, carnes e derivados que abastecem os nossos supermercados, fora as demais perdas humanas devido à incapacidade de realizar uma manifestação inteligente e pacífica.

Isso mesmo. Quem protesta com violência, com bloqueio de estradas e pede a volta do regime militar pode ter razão sobre não aturar mais um governo corrupto e ladrão. Mas precisa voltar pra escola e frequentar matérias básicas como história e matemática. Porque um político mais um jihadista mais um traficante mais uma população ignorante é igual a uma nação sem moral para pedir intervenção de quem quer que seja. A não ser da inteligência.

Ah, mas eu não quero um governo melhor? Ô, se quero. Como todos. Um país melhor pra viver e um futuro melhor para os filhos, é o que se diz. No dia em que eu não enxergar mais a hipocrisia, a roubalheira escancarada e a ignorância aqui mesmo na minha pequena cidade, você pode aguardar que com certeza vai me encontrar nas ruas também. Um abraço e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário